sábado, 17 de outubro de 2009

*Polémica Maitê Proença / Portugueses*

Olá Queridos!!!

Bem o post de hoje vai ser um pouco delicado, especialmente porque lida com questões entre brasileiros e portugueses (ambos leitores do meu blog). O post será grande e quem quiser ler eu acho óptimo e adorava saber a opinião das pessoas acerca disso, quem não quiser porque já está farto deste assunto ou não se quer envolver nessas questões também está no seu direito. A única coisa que eu peço é para ninguém postar comentários ofensivos tanto para nós portugueses como para brasileiros. Rivalidades e guerras já me chegam no mundo lá fora, não quero isso dentro do meu blog.

Então é o seguinte, eu vi há uns dias no telejornal português uma notícia sobre a conhecida actriz brasileira Maitê Proença e sobre o facto de ela ter ofendido os portugueses num vídeo filmado em Portugal.
Na altura nem prestei muita atenção e hoje com mais calma fui ver o vídeo ao youtube. (podem ver o vídeo polémico aqui)
Então eu fiquei completamente chocada.
Eu sei que o racismo, preconceito e xenofobia existam e sempre vão existir contra todas nacionalidades, países, raças (etc) do mundo, mas os comentários da Maitê, ofenderam e surpreenderam-me muito.
Eu sou totalmente contra qualquer tipo de preconceito e quanto ao povo brasileiro, pelas poucas pessoas que conheço, adoro-os! A maior parte das comentadoras deste blog são brasileiras e são todas pessoas muito simpáticas e queridas que sempre me apoiaram.
Há uns anos houve uma polémica em Portugal porque numa cidade portuguesa (penso que era Bragança) houve uma onda de prostituição vinda de uma rede de prostituição brasileira. A partir dessa altura, alguns portugueses xenófobos começaram a rotular todos os brasileiros de prostitutos e coisas assim. Eu achei isso lamentável porque em Portugal também há prostituas portuguesas e não é por isso que esses portugueses se auto-apelidam de prostitutos não é verdade?
Na minha opinião cada país e cada povo tem pessoas boas e pessoas más. Não há povos só de pessoas más nem povos só de pessoas óptimas, por isso eu acho as rivalidades entre Portugal e Brasil estupidas e sem sentido.
Voltando ao video da Maitê Proença, eu li comentários de algumas pessoas a argumentarem que era para um programa de humor, que não era suposto ofender os portugueses e até que não era suposto o video passar em Portugal....mas passou.
A verdade é que muita gente em Portugal tem tv cabo (eu incluída) e nos canais brasileiros da tv cabo passa o programa Saia Justa (o programa para o qual a Maitê fez a reportagem de Portugal). Assim sendo, de uma forma ou de outra, isso ia acabar por se saber por aqui.
Mesmo sendo um programa de humor eu acho que uma pessoa tão famosa como a Maitê e , no fundo, a representar o Brasil em Portugal, não deveria ter esse tipo de comentários porque uma coisa é ouvir um idiota qualquer que ninguém conhece a criticar Portugal, a cuspir nos monumentos, outra coisa é ter uma pessoa que é tão conhecida no Brasil como aqui a fazer isso.
No fundo foi triste o que ela fez e a desculpa do "ser para um programa de humor" não cola, pelo menos comigo. Porque uma coisa é fazer estereótipos engraçados dos portugueses como, por exemplo, aparecer um actor vestido com umas roupas tipícas portuguesas e falar com uma pronúncia exagerada, e outra é uma actriz de renome chamar os portugueses de "esquisitos" e cuspir num monumento histórico que alberga túmulos dos mais importantes portugueses de sempre.
Outra coisa altamente infeliz foi quando a reportagem acabou e passaram para o estúdio onde as restantes participantes do programa riram do video e ainda gozaram outra vez com Portugal.
Foi lamentável.
Não acho que, como muitas pessoas andam a dizer, seja um video de todo representante de todos os brasileiros porque acredito que muitas pessoas de nacionalidade brasileira também se sentiram incomodadas com o video, tal como eu me senti quando alguns portugueses começaram a rotular os brasileiros.

Pessoas deste mundo : Aprendam a amar toda a gente. O que muda é a cor da pele, a língua, a nacionalidade, mas nenhuma destas características define um ser humano. O que nos define é o que somos por dentro, a nossa personalidade. Os gatos, cães, cavalos, vacas e restantes animais não se discriminam uns aos outros pela cor de pele ou pelo país onde nasceram.  Porque é que os seres humanos têm que ser diferentes? Se os humanos amassem mais os humanos, não haveria tantos conflitos no mundo.

Pensem nisso e quero saber a vossa opinião.









Beijinhos


Melody

14 comentários:

  1. Oi!!
    EU vi ela na tv se desculpando!
    Mas ainda não vi o vídeo polemico.Vou clicar lá e ver depois.
    Mas já pela explicação dela, eu vi que ela se enrolou! Nesse episódio ela foi infeliz com certeza...
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. ola queridissima,eu vi esse video durante a semana e li bastante a respeito pq foi um assunto q me chamou a atencao pq mostrou um lado dela q nao conhecia,eu conhecia a maite grande atriz e escritora.
    Mais a maite totalmente sem nocao e com piadinhas infames e sem nexo nao conhecia,
    sem falar que achei nojento e desrepeitoso da parte dela ter cuspido em um patrimonio que nao pertence apenas aos portugueses e sim a humanindade,pq pelo q li foi tombado pela Unesco.
    Esse negocio dela pedir desculpas nao amenizou em nada,ela so pediu desculpas pq viu o papel feio que fez e pode ter certeza que nao foram apenas os portugueses que ficaram revoltados,muitos brasileiros repudiaram esse video,vi nos comentarios de alguns jornais on line!
    entao eh isso linda,espero q esse episodio nao gere conflitos entre as duas nacoes,
    e de certo modo teve um lado positivo pq hj em dia as pessoas publicas pensarao duas vezes antes de falar besteiras,
    afinal piada todos nos dizemos,mais existe lugares e piadas apropriadas para cada ocasiao,
    beijaoooooo.

    ResponderEliminar
  3. Ai flor não tava sabendo disso, poxa que horrível da parte dela né? rss
    bjoooooooooconas! ah... blog atualizado com o look da semana! rs xero

    ResponderEliminar
  4. Nem tava sabendo desse vídeo. Qto ao que ela falou sobre os portugueses, não creio que seja algo pessoal, se ela disse isso com vocês, falaria aqui ou em qualquer lugar do mundo, é uma questão de sensibilidade, que pelo visto ela não tem mto. Mas ela ter cuspido no monumento, pra mim é imperdoável, falta de educação e vandalismo, coisas nada apropriadas pra uma pessoa publica como ela.
    E é uma pena que haja toda esse rivalidade entre nossas nações...

    ResponderEliminar
  5. Também achei o cúmulo a atitude dela....Não conhecia esse lado dela..

    ResponderEliminar
  6. Menina, eu vi esse video, no começo achei engraçado ela mostar aquele tres virado ao contrário na porta da casa, nao entendi porque dele estar assim, se era algum tipo de simbolo, ou sei la, mas depois achei bem ridiculo ela cuspir naquele monumento, uma falta de respeito em qualquer lugar do mundo. E por ela ser uma atriz muito conhecida ficou mais feio ainda.
    Os portugueses tem preconceito com brasileiros, há brasileiros sendo explorados por portugueses na europa e america do norte, do outro lado os brasileiros fazem piadinhas sobre os portugueses mas na verdade sao a mesma raça, tem a MESMA ORIGEM(com algumas excessoes, tipo eu que nasci no brasil, mas nao sou descendente de portugues) basta ver nos sobrenomes que existem no Brasil, a lingua que é falada, o estilo dos predios historicos nas cidades, tudo portugues.

    ResponderEliminar
  7. Oee!!! Confesso q as vezes dou risada com umas piadas d portugueses, li seu post inteiro , tinha ouvido falar desse video polemico e agora assisti...
    e confesso q me deu raiva da maitê.... generalizar e chamar as pessoas d esquisito e pior, cuspir num patrimônio foi uma atitude ridicula!!!

    Concordo com o que vc disse q não há povo soh d gente ruim e nem d gente boa...!!!
    me fez refletir... as vezes eu falo q japonês "é tudo doido"....não devo generalizar, cada pessoa é de um jeito ne ...
    ótimo post, vc escreve mto bem!!!
    E obrigada por ensinar as fazer as bijus^^
    bjus

    ResponderEliminar
  8. Eu não sabia da rivalidade de brasileiros x portugual, a unica que eu conheço é de brasileiros x argentina mais é só no futebol e não é nada exagerado (* eu acho, não tenho certeza, sei la.....espero que não seja exagerado)!!

    Não pude ver o video por causa do audio!!!

    Mais , pelo que eu lir parece que ela realmente exagerou, só me lembrei do progama panico é seriooo eu não consigo achar esse progama engraçado, acho ele mais para ofenciso isso simm

    Mesmo que seja piadas tipo essas como vc falou, acho que nem se deveria fazer em um canal de progama, pq ela ta num progama de entrevista, neh!? se fosse realmente um progama de humor ate que poderia, efim....é de humor, onde faz uma "imitação" tanto de brasileiros/portugueses/italianos/etc

    ResponderEliminar
  9. Bom, eu como brasileira, fico envergonhada de ver uma atriz tão linda e famosa tendo uma atitude dessas, foi realmente ridículo, se ela estava tentando ser engraçada se passou por ridícula com certeza, porque de engraçado não teve nada o_O... aff eu odeio preconceito, qualquer tipo, e essas guerrinhas entre países são ridículas, todos somos iguais e ponto!

    ResponderEliminar
  10. aaaaah e vc viu o bolo, aaaah é lindo né? Quando fizer me conta como ficou, tenho certeza que vai amar mais ele "ao vivo" hahaha
    bjbj

    ResponderEliminar
  11. Flor to passando pra deixar bjocas e desejar bom restinho de domingo pra vc!

    xerim no coração

    ResponderEliminar
  12. Não sabia deste fato.
    Mas o link não está mais disponivel :) Um abraço!!!

    ResponderEliminar
  13. ola querida,vc sumiu mesmo ne?espero que em breve volte,sinto falta dos seus post's,
    so passei mesmo para conferir se tinha novidades.
    um beijaoooo.

    ResponderEliminar

Obrigada por comentar ^^*

 

Blog Template by YummyLolly.com